-
Arquitetos: TA-CHA Design
- Área: 1700 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:BeerSingnoi
-
Fabricantes: RES
Uma jovem empresária/ Enérgica/ Viajante/ Amante da arquitetura modernista. Essas frases refletem mais ou menos a identidade da proprietária da A Bit W, que compartilhou com nossa equipe suas aspirações para sua primeira casa. A propriedade que ela chama de sua foi construída em um antigo terreno da família localizado em um condomínio no subúrbio de Bangkok, cercado por uma rica vizinhança.
Inspirada pela arquitetura modernista, a casa celebra o trabalho dos arquitetos desse movimento. Sua forma consiste em características geométricas básicas, todas contribuindo para diferentes usos, e é despojada de qualquer ornamentação. A estrutura simples é feita de múltiplos planos, cada um com uma largura diferente em relação à carga estrutural e função; por exemplo, a escada é construída com placas de aço finas para sustentar a carga diária, enquanto a maioria das paredes são grossas para impedir que o calor entre.
Como A Bit W está situada em um condomínio com um espaço verde muito limitado, nossa equipe decidiu criar um jardim dentro da casa. Inspirados pelo pátio aberto, frequentemente utilizado na arquitetura oriental, escavamos o volume e projetamos um pátio para melhorar a ventilação do ar e o controle da umidade, ao mesmo tempo em que adicionamos um espaço verde para gerar uma perspectiva mais ampla.
Nosso design passivo considera principalmente a orientação do volume em relação ao sol e ao vento. Os corredores estão situados ao sul para bloquear a luz solar nos principais espaços funcionais do lado norte da casa. Enquanto isso, a ala oeste serve como zona de serviço para bloquear a luz na área de estar — espaço geralmente afetado pela radiação solar durante a tarde. As escadas principais na parte oeste, voltadas para o sol após o meio-dia, também ajudam a proteger as áreas de estar e jantar dessa exposição, enquanto a maioria das paredes, que são duplas, podem efetivamente impedir que o calor afete a casa.
Aproveitando a ventilação, a sala de estar, onde 70% dos moradores passam a maior parte do tempo descansando, possui duas aberturas que induzem o fluxo do vento do norte para o sul. O volume em forma de "U" também captura o vento, permitindo que ele flua para a área central, mas suavizando qualquer impacto violento devido à parede do jardim, que atua como uma barreira.
Semelhante à planta do primeiro nível, a do segundo utiliza os corredores principais ao sul para impedir que a luz solar entre na casa. Enquanto isso, todos os quartos estão situados ao norte, conectados por caminhos sob uma luz mais fraca para ajudar os olhos a se ajustarem a um certo nível de escuridão. Silenciosos e pacíficos, os quartos não possuem TV, proporcionando uma atmosfera de descanso.
A proprietária deseja transformar o terceiro andar em um espaço aberto e multifuncional que permita diferentes atividades, seja um encontro casual, uma reunião familiar, uma sessão de ioga ou de meditação (já que está ao lado da sala de oração budista). Considerando esses aspectos, projetamos uma estrutura de 21 metros de vão livre para atender à flexibilidade funcional. O telhado também minimiza os efeitos da luz solar e da chuva no segundo nível.
Assim como os escritores prestam homenagem a seus mestres por meio da poesia,
E os músicos prestam homenagem a seus ídolos musicais por meio da música,
Nós, arquitetos, também prestamos homenagem a grandes arquitetos por meio da arquitetura.